Justiça faz alerta sobre baixo número de médicos legistas no DF

Justiça faz alerta sobre baixo número de médicos legistas

Publicado em 15/07/2017 20:11 Por Michelle Moreira - Brasília

A Justiça do Distrito Federal alertou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sobre o baixo efetivo de médicos legistas.

A juíza da Vara de Execuções Penais, Leila Cury, afirma que existe uma demanda represada de exames periciais que aguardam agendamento junto ao Instituto Médico Legal (IML). Segundo a magistrada, isso contribui para a superlotação carcerária que o Distrito Federal enfrenta e obriga a Justiça a contratar peritos particulares, gerando mais custos aos cofres públicos.

Ainda no ofício, a juíza chama atenção para a situação dos candidatos aprovados no último concurso para o cargo de médico legista que já concluíram o curso de formação e aguardam os atos de nomeação e posse.

Do último concurso para legista, ainda resta a convocação de 43 aprovados. O prazo para que o governo finalize as convocações termina em abril de 2018.

De acordo com a Comissão de Aprovados no Concurso para Médicos Legistas da Polícia Civil do DF, o cronograma de nomeações de novos médicos legistas para a corporação prevê, até o fim deste ano, a entrada de 34 aprovados no concurso de 2014. Número que, segundo a comissão, está bem abaixo dos 160 profissionais necessários para oferecer atendimento de qualidade à população.

A reportagem tentou contato com o GDF, mas até o fim desta edição, não teve resposta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique