Defensoria Pública pede que governo do Tocantins realize cirurgias de urologia

Defensoria pede que governo do Tocantins realize cirurgias de urologia

Publicado em 22/09/2017 21:02 Por Mariana Martins - Brasília

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em atuação com o Ministério Público Estadual, propôs ação para que o estado organize os serviços de cirurgias eletivas de Urologia no Hospital Geral de Palmas.
A fim de evitar mortes ou pioras nos quadros, o estado tem um prazo de 30 dias para dar solução à fila, que atualmente tem 220 pacientes.

Além de pedir soluções para o fim da fila de atendimento, a ação solicita a relação dos materiais e insumos destinados à realização dos procedimentos urológicos que, segundo informações do Setor de Urologia do Hospital Geral de Palmas, estão em falta.

Para a Defensoria e o Ministério Público, a saúde no Estado do Tocantins atravessa um período de caos e até mesmo decisões judiciais não estão sendo cumpridas.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Hospital Geral de Palmas realiza cerca de 16 cirurgias de urologia por mês, destas uma média de quatro pacientes são cirurgias eletivas. Além do HGP, os Hospitais Regionais de Porto Nacional, Paraíso, Araguaína, Augustinópolis e Gurupi também fazem este tipo de procedimento e a Secretaria está trabalhando um plano de ação para zerar a fila de espera.

Sobre os insumos e materiais, a secretaria ressalta que são faltas pontuais e que vem tomando providências para suprir.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique