Polícia do DF desarticula quadrilha de grilagem de terras; sete pessoas foram presas

Polícia do DF desarticula quadrilha de grilagem de terras

Publicado em 22/09/2017 21:25 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A Polícia Civil do DF desarticulou um grupo que agia na grilagem de terras aqui no Distrito Federal. Na madrugada desta sexta-feira (22), a Operação Sacerdote cumpriu sete mandados de prisão temporária e cinco de condução coercitiva, além de 15 mandados de busca e apreensão em nove regiões administrativas aqui do DF.

Entre os presos está Randel Machado de Faria, síndico do Condomínio Ville de Montagne II e o ex-servidor do Tribunal de Contas do DF, cedido à Terracap, Sergio Rafael Alejara, além de Gustavo Adolfo Moreira, diretor de Gestão Administrativa e de Pessoas na empresa.

De acordo com a polícia, o esquema envolvia a venda irregular de dois terrenos em uma área de preservação ambiental na QI 19 do Condomínio Dom Bosco, no Lago Sul. Os terrenos eram bem localizados – uma área ampla de mais de 5 hectares na beira do lago.

Para burlar a lei, os envolvidos tentavam usar a venda direta de propriedade, que tem uma série de regras específicas e só pode ser aplicada a áreas devidamente autorizadas pela Terracap. As investigações começaram a pouco mais de um ano, como explica a delegada-chefe da Dema, Marilisa Gomes.

A polícia também identificou depósitos dos interessados em adquirir os lotes – um adiantamento de mais de R$ 800 mil para agilizar a documentação necessária para a cessão de posse.

Os acusados vão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, tráfico de influência e corrupção ativa. Há suspeita de que o grupo esteja envolvido em outras ações irregulares de grilarem de terra, como a deflagrada pela operação Terra Fria, em terrenos públicos do Park Way.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique