Aterro de Boa Vista volta a funcionar após retirada de famílias

Aterro de Boa Vista volta a funcionar após retirada de famílias

Publicado em 17/10/2017 12:30 Por Maísa Penetra - Brasília

O aterro sanitário de Boa Vista (RR) voltou a funcionar nessa segunda-feira (16). Depois de cumprir orientações judiciais e elaborar projetos sociais por quase uma semana, o local funciona dentro da lei.


O aterro foi interditado por fiscais do Ministério do Trabalho na última terça-feira (10) devido a presença de crianças, adolescentes e catadores trabalhando irregularmente. O local ficou inativo por um dia.


Na quinta-feira (12), a Justiça Federal liberou o funcionamento do aterro desde que num prazo de 15 dias fossem tomadas medidas emergenciais para proibir o acesso e permanência de crianças, adolescentes e catadores.


No sábado (14), servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social retiraram, pacificamente, as pessoas que ainda estavam lá. Não havia crianças ou adolescentes.


Pelo menos oito famílias moravam no local e os barracos construídos nos arredores foram demolidos.  As famílias foram inscritas em programas sociais e estão provisoriamente no abrigo municipal Pedra Pintada.


A Sanepav, empresa responsável pelo aterro, informou que já está sendo providenciada a contratação de uma empresa de vigilância que vai reforçar a segurança do local e coibir o acesso de pessoas não autorizadas.


A empresa acrescenta que até dezembro colocará em prática o plano de medidas sociais elaborado na semana passada para evitar o retorno dos catadores ao local. Dentre as medidas estão a contratação de 40 pessoas para trabalhar na separação dos materiais no aterro e a abertura de vagas para adolescentes, como menor aprendiz, nas estações de reciclagem.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique