História Hoje: Conheça a atuação da ativista inglesa dos direitos das mulheres Jessie Boucherett

Conheça a atuação da ativista inglesa Jessie Boucherett

Publicado em 17/10/2017 23:36 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

No dia 18 de outubro de 1905, morria em uma pequena vila da Inglaterra, aos 79 anos, a feminista inglesa Jessie Boucherett.

Ela nasceu em novembro de 1825, em uma família conservadora de descendentes de protestantes franceses, numa pequena cidade do leste da Inglaterra.

A adesão às causas feministas começou com a leitura de uma publicação inglesa para mulheres, que Jéssi havia encontrado na biblioteca de uma ferrovia. Com as novas informações sua vida mudou e decidiu viver em Londres, para participar de tudo o que acontecia na capital.

Em Londres, ela começou a atuar em grupos que lutavam para melhorar as condições de vida das mulheres. Foi editora e colaboradora de publicações feministas e teve vários ensaios, manifestos e artigos publicados por revistas e jornais da época.

No final da década de 1850,  Jéssi ajudou a fundar uma sociedade que defendeu o trabalho feminino, mais tarde transformada numa entidade dedicada à formação profissional e empreendedora das mulheres.

Jessie Boucherett teve atuação destacada em um grupo britânico empenhado em promover o voto feminino e os direitos das mulheres e ajudou a organizar uma campanha em defesa destes direitos, como também a garantia à educação e à propriedade.

Ela também abriu uma escola de classe média em Londres que preparava jovens mulheres para trabalhar na indústria e  no comércio, como contabilistas e caixas.

Jessie Boucherett devotou sua vida à causa ao empoderamento da mulher numa época em que  trabalhar não era opção para uma moça de família.


Ela morreu de câncer em 18 de outubro de 1905. E marcou a trajetória empreendedora deixando uma herança avaliada em mais de 39 mil libras, que equivale a mais de 70 milhões de reais, que foram doados para entidades ligadas a causa feminina e humanistas.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique