PF prende funcionários do Inmetro suspeitos de participar de fraudes em postos

PF prende funcionários do Inmetro suspeitos de participar de fraudes em postos

Publicado em 17/10/2017 12:00 Por Dayana Vitor - Brasília

Dez pessoas foram presas nesta terça-feira (17), pela Polícia Federal, durante a Operação Pesos e Medidas. A ação foi para desarticular uma quadrilha que atuava no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de Goiás. O grupo permitia fraudes em postos de combustíveis no estado.


Um total de 90 policiais cumpriram sete mandados de prisão preventiva e três mandados de prisão temporária nas cidades de Anápolis e Goiânia. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal goiana.


As investigações começaram em 2015 e revelaram que fiscais do Inmetro recebiam propina durante a fiscalização feita em postos de Goiás para não realizarem testes de volumetria nos bicos das bombas de combustível. Essas avaliações poderiam evitar prejuízos aos consumidores.


Segundo a Polícia Federal, os funcionários do Inmetro também recebiam dinheiro para, a mando dos proprietários de alguns postos, fiscalizarem outros postos concorrentes.


Os investigados foram indiciados e vão responder pela prática de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e alinhamento de preços. As penas podem chegar a 12 anos de prisão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique