Ato em defesa das águas e oceanos será promovido neste sábado na Praia da Macumba

Ato em defesa das águas e oceanos será promovido neste sábado na Praia da Macumba

Publicado em 19/01/2018 23:39 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Após desmoronamentos provocados pela ação do mar, a Praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebe neste sábado, dia 20 de janeiro, ato em defesa das águas e dos oceanos.

Moradores da região, surfistas, ecologistas e pesquisadores de universidades vão participar das atividades que incluem o plantio de mudas de espécies nativas da restinga da Mata Atlântica.

Segundo o ambientalista e um dos idealizadores do movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo, a obra emergencial apresentada como solução para o problema que aconteceu na Praia da Macumba é ineficiente.

Segundo Sérgio Ricardo, em contraponto, para conter os impactos do avanço do mar no litoral, poderia ser aplicado um projeto de proteção e resiliência, com recuperação da restinga nativa.

O ato vai lançar a Agenda para a Saúde Ambiental das Baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande. Também estão programadas, a partir da tarde de sábado (20), atividades culturais e atrações musicais.

As obras emergenciais na Praia da Macumba tiveram início em outubro de 2017 com previsão de quatro meses de duração. De acordo com a prefeitura, serão colocadas bolsas de concreto no calçadão da praia com o objetivo de proteger as construções na região. O projeto também prevê que a área atingida seja aterrada.

Em nota, a secretaria de Conservação da prefeitura do Rio confirmou que a reforma da Praia da Macumba está com 60% das obras concluídas e será entregue em fevereiro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique