Vacina padrão é a única que vale para viagens internacionais, alerta coordenador da Anvisa

Vacina padrão é a única que vale para viagens internacionais, alerta coordenador da Anvisa

Publicado em 19/01/2018 20:14 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A confirmação de mais casos de febre amarela no Rio de Janeiro, o aumento na procura pela vacina nos postos e o fracionamento das doses, antecipado pela Secretaria Estadual de Saúde para acontecer a partir do próximo dia 25, geram preocupações para quem vai viajar. Vários países exigem o certificado internacional de vacinação de turistas que viajam aos destinos onde há risco de transmissão ou que vêm de lugares onde há casos de febre amarela.

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ressalta que o documento somente é emitido para quem tomou a dose completa e que é necessário ainda tomar a vacina pelo menos 10 dias antes do embarque, tempo mínimo necessário para efetivar a imunização. O coordenador nacional de Saúde do Viajante da Anvisa, Marcelo Felga, recomenda que o viajante faça a imunização o quanto antes e leve um comprovante de que vai viajar.

Desde julho do ano passado, o certificado internacional de vacinação só é concedido a quem comprovar que vai desembarcar para algum país que exija a comprovação. Após se vacinar, é preciso se cadastrar na página da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Depois, é necessário ir até um centro de emissão para assinar o documento munido de cartão de vacinação e um documento de identidade. Todo o processo é gratuito. Para mais informações relativas ao certificado, acesse o site www.anvisa.gov.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique