Violência policial aumentou em 2017; ONG diz que no Rio policiais mataram 1.035 pessoas

Crimes aumentaram em 2017; ONG diz que no Rio foram 1.035 mortes

Publicado em 18/01/2018 15:20 Por Graziele Bezerra - Brasília

Policiais cariocas, em serviço, mataram 1.035 pessoas de janeiro a novembro de 2017, segundo relatório elaborado pela Organização Não Governamental – Human Right Watch, sobre direitos humanos. O número mostra um aumento de 27 por cento em relação ao mesmo período de 2016.

Em São Paulo, as ações policiais, provocaram 494 mortes entre os 11 meses, e representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2016.

O relatório avalia que enquanto algumas das mortes causadas por ação policial resultaram do uso legítimo da força, em outros casos não foi assim.

Segundo a ONG, existem dezenas de casos documentados na última década, com evidências de execucão extrajudicial ou acobertamento que não foram devidamente investigados ou denunciados.

Como exemplo, o relatório cita o caso ocorrido em maio, do ano passado, em que policiais mataram 10 trabalhadores rurais no Pará. Os policiais disseram que agiram em resposta a um ataque, mas testemunhas e dados da perícia indicam que eles executaram as vítimas.

Os aspectos levantados pelo relatório também revelam o ciclo da violência provocado pelas facções criminosas, e isso inclui a morte de polciais.

Em 2016, 437 policiais foram mortos no Brasil, a grande maioria deles fora de serviço, de acordo com dados oficiais compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

No ano passado, somente no Rio de Janeiro, mais de 100 policiais foram assassinados.

* Matéria atualizada às 14h17 do dia 18-01-18 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique