Cerca de 140 venezuelanos serão acolhidos no Amazonas em março

Cerca de 140 venezuelanos serão acolhidos no Amazonas

Publicado em 23/02/2018 23:19 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O governo do Amazonas já se prepara para o acolhimento de venezuelanos que virão de Roraima a partir de solicitação do governo federal. O atendimento será coordenado pelas secretarias de assistência social do estado e da capital. Um prédio do governo estadual vai abrigar o centro de referência.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados irá receber os venezuelanos em Roraima, fazer a triagem e encaminhar para o Amazonas, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que cerca de 140 venezuelanos sejam encaminhados para o Amazonas a partir de março.


A previsão é que eles permaneçam no acolhimento provisório por 30 dias para emissão de documentos e triagem na área de saúde, com atenção especial para a prevenção ao sarampo. Caso queiram fixar moradia no estado, será trabalhada a autonomia econômica e social por meio do processo educativo, cursos profissionalizantes, validação de cursos e diplomas.


No ano passado, o Amazonas recebeu o reconhecimento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados pelo serviço prestados em caráter emergencial no acolhimento dos indígenas venezuelanos Warao. Foram atendidas 296 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.


De acordo com dados da Polícia Federal, em 2017, o Amazonas recebeu 2.400 solicitações de refúgio de venezuelanos após a intensificação da crise no país vizinho. De janeiro a fevereiro de 2018, foram, em média, 700 solicitações.


Conforme dados da Associação Organizada de Venezuelanos de Manaus, há 734 venezuelanos residentes no município, sendo que 148 são  indígenas acolhidos nas 3 unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique