Jovem condutor sob influência de álcool é mais propenso à violência no trânsito, avalia OMS

Jovem condutor sob influência de álcool é mais propenso a acidente

Publicado em 16/02/2018 13:10 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

O presidente da ONG Trânsito Amigo, Fernando Diniz, transformou a dor da perda do filho, de apenas 20 anos, em luta por leis mais rígidas.

Ele formou uma rede de familiares e amigos de vítimas de acidentes para combater a violência no trânsito.

A Organização Mundial da Saúde aponta que motoristas homens, jovens e sob influência de bebidas alcoólicas são mais propensos a estarem envolvidos em acidentes relacionados à velocidade.

Para o especialista em Segurança no Trânsito, Davi Duarte, a falta de habilidade e a autoconfiança dos jovens podem ser uma explicação.

O seguro de automóvel é mais caro para as famílias que possuem um jovem condutor.

A advogada Marcia Cristina da Apatru avalia que educação e campanhas são essenciais.

No Distrito Federal, a promotoria de Justiça do Paranoá recebe, desde 2010 , autores de delitos de trânsito para participar do encontro sobre segurança no trânsito, como explica o promotor Delson Ferro.

Dirigir e utilizar o celular para mandar mensagens começa a aparecer também como causa de acidentes, mas ainda não há estatísticas como explica José Aurélio Ramalho Diretor presidente do Observatorio Nacional de Segurança Viária.

Segundo José Aurelio, para esse levantamento é preciso cruzar o momento do acidente com o telefone do condutor, o que ainda não é feito por aqui.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro e como forma de conscientização, todos os anos é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro , a Semana Nacional de Trânsito.

E na próxima reportagem, sugestões e expectativas para o futuro do trânsito no Brasil.

Com produção de Adriana Shimoda e sonoplastia de Marcos Tavares. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique