Brasiliense espera que fórum conscientize as pessoas a cuidar da água

Brasiliense espera que fórum conscientize as pessoas a cuidar da água

Publicado em 18/03/2018 14:54 Por Graziele Bezerra - Brasília

Teve templo nublado, teve chuvisco, mas também teve muita gente pulando cedo da cama, neste domingo (18) para participar da 7ª edição da Corrida e Caminhada da Água, que neste ano, marcou a abertura do 8º Fórum Mundial da Água, sediado em Brasília.


O professor de educação física Marcos Roberto levou a mulher e os dois filhos pra corrida. Ele espera que o fórum ajude a sociedade brasiliense a discutir o racionamento de água, que atinge a capital federal há mais de um ano.

“Chegou essa questão da crise justamente por não ter planejamento, então, nesse fórum, eu acredito que no futuro possa ter um melhor planejamento”, afirmou Marcos Roberto.


O técnico em informática Samuel Valério também lembrou o racionamento em Brasília e disse que todo mundo tem que ter responsabilidade com a água.


“É muito importante as pessoas se conscientizarem do qual importante é a água, o recurso da água para gente.”


E por falar em água, domingo também teve esporte aquático para marcar as atividades do fórum. Há um ano morando em Brasília, o mergulhador curitibano Pedro Henrique Imanichi, de 13 anos, já aprendeu a amar o Paranoá.


“O lago tem que ser cuidado porque não pode perder um lago desse numa cidade dessa, bonita.”


Na opinião da mergulhadora e fotógrafa Paula Gomes Vianna, eventos como o fórum ajudam na conscientização sobre o cuidado com a água.


“As nossas águas são muito maltratadas, em parte por isso, porque as pessoas não conseguem ver o que tem lá embaixo, aí as pessoas jogam lixo e acabam prejudicando a vida marinha até sem saber.”


A programação deste domingo também teve caiaque, stand up paddle, canoagem, regata e natação.


As atividades tiveram o apoio do grupo Ocupe o Lago, que atua na democratização do acesso da população de Brasília às margens do Lago Paranoá.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique