Lagarta venenosa encontrada no DF pode levar à morte; soro deve ser administrado imediatamente

Lagarta venenosa encontrada no DF pode levar à morte

Publicado em 16/05/2018 19:28 Por Dayana Vítor - Brasília

O contato com a lagarta Lonomia Oblíqua, de cor mais escura, com muitos espinhos e manchas brancas próximas a cabeça, pode levar à morte. Ela é a espécie mais venenosa do Brasil e foi encontrada em quadras dos Lagos Sul e Norte, Brazlândia e Park Way.

No caso de contato com o inseto que vive em árvores, o veneno pode levar a hemorragias internas. Esse quadro pode desencadear insuficiência renal e consequente morte. Essas complicações só ocorrem, se o soro contra o veneno não for administrado em até três dias.

A professora do departamento de ciências fisiológicas da UNB  Elisabeth Schwartz detalha.

A administradora, Juliana Cristina Santini, foi uma das vítimas da lagarta, quando estava debaixo de uma árvore na Água Mineral. Dois insetos caíram no tornozelo dela. Imediatamente, ela sentiu um mal-estar intenso.

O soro contra o veneno da Lonomia Oblíqua é fornecido pelo Butatan é está disponível na rede pública de saúde.

Mas, Juliana demorou quase dois dias para receber o antídoto. Ela teve queimaduras por todo o corpo e até hoje sente os efeitos colaterais do veneno.

Juliana poderia ter morrido, se demorasse mais para receber o soro contra o veneno da lagarta. Se você entrar em contato com um animal do tipo, deve lavar a área com muita água e sabão e ir imediatamente a um hospital da rede pública para o antídoto ser administrado.

A Secretaria de Saúde do DF  aconselha que a vítima ou outra pessoa recolha o animal com um pinça e coloque em recipiente fechado. Ou ligue para Diretoria de Vigilância Ambiental no 99287 6635 para funcionários recolherem o animal.

No caso de acidente com a lagarta, é possível ligar para o número 99288 9358  do Centro de Informações Toxicológicos da Secretaria de Saúde para obter informações sobre como proceder.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique