Decretado estado de emergência em três municípios do AM por causa da malária

Decretado estado de emergência em 3 municípios do Amazonas

Publicado em 20/07/2018 21:46 Por Maísa Penetra - Brasília

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência dos municípios amazonenses de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, em razão do aumento dos casos de malária. As três cidades ficam na faixa de fronteira do Brasil com Colômbia e Venezuela, no norte do Amazonas.

O reconhecimento da situação de emergência garante apoio do governo federal e agiliza a compra de material para ações de combate e diagnóstico da doença na região.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, São Gabriel da Cachoeira registou 8.478 casos da doença este ano, Barcelos registrou 2.339 e em Santa Isabel do Rio Negro foram 1.664 casos.

A região do Alto Rio Negro tem sido alvo de desmatamento. Para o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Bernardino Albuquerque, essa pode ser uma das razões para o aumento de uma variação mais perigosa da doença, transmitida por um outro parasita, por meio do mosquito Anopholes.

Ainda não existe vacina contra malária, mas, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas de prevenção a quem vive ou visita áreas de risco como telar as janelas, usar mosquiteiros e passar repelente nas áreas expostas do corpo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique