Rede de exploração sexual infantil é desarticulada no Rio de Janeiro

Rede de exploração sexual infantil é desarticulada no Rio

Publicado em 14/08/2018 13:54 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram nesta terça-feira (14) a segunda fase da Operação Saigon, para coibir a prostituição em São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana da capital fluminense.

No total, foram emitidos pela Justiça seis mandados de prisão preventiva contra denunciados pelos crimes de favorecimento à prostituição de menor de 18 anos, manutenção de estabelecimento onde ocorre exploração sexual e rufianismo, que é o crime de tirar proveito da prostituição alheia.

Até as 8 da manhã, duas pessoas tinham sido presas, uma delas é o ex-policial civil Alzemar Conceição dos Anjos apontado pelo Ministério Público como o chefe da quadrilha. Ele, que foi expulso da Polícia Civil por envolvimento em um esquema de exploração infantil, era responsável por todo o funcionamento da atividade ilícita em três prostíbulos, sendo dois em São Gonçalo e um em Maricá.

Ainda segundo o Ministério Público, a organização criminosa aliciava menores carentes da região e as levava para trabalhar nos locais, que tinham condições precárias de higiene.  Algumas das vítimas seriam inclusive mantidas em cárcere privado.

No decorrer da investigação, escutas telefônicas autorizadas pela Justiça deixaram claro que os envolvidos sabiam e permitiam que mulheres menores de 18 anos se prostituíssem nos estabelecimentos.

Em uma ocasião, Alzemar alerta seus subordinados sobre a presença de policiais da  Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente na região. Ele se refere às menores de idade como ''sapatinhos pequenos'' em uma tentativa de não chamar a atenção, e pede que elas sejam retiradas de suas casas de prostituição.

O esquema foi descoberto com a apuração de crimes de corrupção praticados por agentes públicos na cidade de São Gonçalo, dentre eles policiais civis e militares.

Ao longo da investigação foi identificado o pagamento de propina aos agentes de segurança, por quadrilhas ligadas à prostituição e ao jogo do bicho.

Esta última foi desarticulada nesta segunda-feira (13), na Operação Saigon, que terminou com 17 presos, entre eles 10 policiais.

Além disso, 53 pessoas envolvidas no esquema foram denunciadas por formação de organização criminosa e peculato.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique