Viva Maria: Com Rosa Weber no TSE, Marias vão aumentando participação em tribunais superiores

Com Rosa Weber no TSE, Marias vão aumentando participação em tribunais superiores

Publicado em 15/08/2018 12:25 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Habemus Maria na presidência do Tribunal Superior Eleitoral! Com a posse na noite de ontem (14) da ministra Rosa Weber na Presidência do TSE, o Brasil tem, agora, cinco mulheres no comando de altas instâncias da Justiça: três em presidência de tribunais superiores, uma no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) e outra à frente da Advocacia-Geral da União (AGU).

Rosa Weber assume o TSE no momento em que, no Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente Cármen Lúcia está prestes a concluir o mandato, que acaba em setembro, quando será substituída pelo ministro Dias Toffoli.

Desde 2016 na Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Laurita Vaz também termina em breve seu mandato. Dos 33 ministros do STJ, seis são mulheres.

Na Procuradoria-Geral da República, está Raquel Dodge, nomeada em 2017, cujo mandato vai até setembro de 2019. Já à frente da Advocacia-Geral da União está Grace Mendonça, nomeada em 2016.

Piano piano, como diriam os italianos, estamos chegando lá. E é claro que este cenário, com mulheres na cúpula do Poder Judiciário, merece ser comemorada por uma advogada que figura entre as mais brilhantes conhecedoras do direito em nosso país.

Falo de  Leila Linhares, diretora da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia), que, dentre outras coisas, foi uma das redatoras do texto da Lei Maria da Penha. Seja muito bem-vinda!

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique