Placa de carro padrão Mercosul será implantada no Amapá em dezembro

Placa de carro será implantada no Amapá em dezembro

Publicado em 11/10/2018 18:14 Por Maísa Penetra - Brasília

Amapaenses já poderão receber as placas do Mercosul a partir de dezembro.


Segundo estimativa do Detran do Amapá, quase 3 mil veículos já deverão mudar o emplacamento para o padrão que unificará os países do Mercosul.


No novo modelo, a principal diferença é que o lacre de segurança vai ser abolido e, no lugar, será implantado um sistema unificado com chip e QR Code.

Os dois dispositivos servirão também para identificar veículos roubados ou clonados.


Ressaltando que a mudança só é obrigatória para modelos zero quilômetro, veículos que passarem por processo de transferência de propriedade ou município e aos que precisarem substituir a placa por qualquer motivo.


Para fazer a substituição, o processo é o mesmo de antes: é preciso solicitar emissão de placa junto ao Detran e finalizar o processo com algum despachante credenciado.

O preço para realizar o processo, hoje, varia entre 120 e 130 reais, mas, segundo o Detran, deve sofrer leve alteração quando se tratar do novo padrão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique