Quadrilha que fraudava benefícios do INSS é desarticulada pela Polícia Federal

Quadrilha que fraudava benefícios do INSS é desarticulada

Publicado em 06/12/2018 17:47 Por Graziele Bezerra - Brasília

A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (6) a ação de uma quadrilha especializada em fraudar benefícios do INSS.

As investigações iniciadas no ano passado levaram à polícia a um grupo que criava pessoas falsas e empresas de fachada para receber aposentadorias e pensões indevidamente.

Um dos casos que deu início à investigação foi o de um suposto viúvo que desde 2008 recebia pensão por morte da mulher. Acontece que a mulher em questão nunca existiu, e por consequência, o viúvo era uma farsa.

A polícia chegou então a um esquema sofisticado de criação de pessoas fictícias, abertura de empresas de fachada, falsificação de documentos públicos, abertura de contas bancárias e aquisição de financiamentos de veículos em nome de pessoas fictícias, entre diversas outras práticas criminosas.

A quadrilha cuidava para que as pessoas físicas e jurídicas criadas pela organização não fossem rastreadas para evitar o caminho até os autores das fraudes.

Pelo menos 4 benefícios, no limite de cerca de R$ 5,6 mil foram fraudados. Os prejuízos causados pelo esquema chegam a R$ 2 milhões.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Marechal Cândido Rondon no Paraná e em Bombinhas, em Santa Catarina. Também houve o mandado de prisão contra um dos investigados que já era acusado de crime envolvendo moeda falsa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique