Maquete do Museu Nacional do Rio pode virar brinquedo de montar da Lego

Maquete do Museu Nacional pode virar brinquedo de montar da Lego

Publicado em 16/01/2019 16:06 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A maquete do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que teve a sede destruída por um incêndio em setembro do ano passado, poderá virar um brinquedo de montar da Lego.

A inciativa foi dos publicitários paulistas Caio Gandolfi e Diego Ferrite, que inscreveram o projeto em uma seleção no site da empresa dinamarquesa.

A primeira fase do processo, uma votação pública no site da Lego na qual a proposta precisava atingir 10 mil votos, já foi superada. A marca foi alcançada nessa terça-feira (15), três semanas após a proposta ser apresentada.

Agora, um comitê interno da Lego vai analisar o projeto para definir se a maquete poderá ser produzida em peças do brinquedo.

Caso a proposta passe por essa segunda fase e o brinquedo seja produzido e comercializado, os royalties das vendas serão encaminhados para os autores da proposta.

Eles, por sua vez, já se comprometeram formalmente com o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, em repassar os valores à instituição, que vai usar o dinheiro na reconstrução da sede.

O prédio do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense, pegou fogo no dia 2 de setembro de 2018.

O incêndio destruiu cerca de 90% do acervo museu, formado por 20 milhões de objetos históricos, artísticos e culturais reconhecidos como patrimônios brasileiros.

Entre eles estavam o fóssil do maior dinossauro já encontrado na América do Sul e o crânio da habitante mais antiga das Américas, Luzia. O tempo de reconstrução do Museu é estimado em 20 anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique