Viva Maria: Vamos colorir janeiro de verde-piscina e prevenir o câncer do colo de útero

Vamos colorir janeiro de verde-piscina e prevenir o câncer do colo de útero

Publicado em 15/01/2019 03:06 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Em pleno verão brasileiro, o janeiro é verde-piscina como a nos convidar a mergulhar na paleta de cores da saúde da mulher.

E Viva Maria, claro, se alia a esta campanha que é internacional para ajudar na conscientização e, ao mesmo tempo, alertar a população feminina sobre a prevenção do câncer de colo do útero.

E pra isso vamos contar com a ajuda de um velho amigo.

Prevenção é também o tema da nossa conversa com a ginecologista Lívia Martins que festeja o janeiro verde-piscina no calendário da nossa saúde. Não é isso, Lívia?

Na entrevista destacamos: o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Todo ano, 5 mil mulheres morrem vítimas do câncer de colo do útero no Brasil.

A principal causa de câncer de colo do útero é a infecção pelo HPV, responsável por praticamente 100% dos casos de câncer de colo de útero.

A infecção por este vírus é uma doença sexualmente transmissível, acomete grande número de adultos em algum momento de suas vidas.

A persistência do HPV por longos períodos de tempo estimula o surgimento de alterações no DNA das células, podendo ser responsável pelo aparecimento do câncer.

O câncer de colo de útero tem o desenvolvimento lento e, em fase inicial, costuma não apresentar sintomas, por isso é importante consultar o médico ginecologista periodicamente e realizar os exames de rotina todo ano.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique