Palmas elabora plano de prevenção à automutilação e suicídio na adolescência

Palmas elabora plano de prevenção à automutilação e suicídio na adolescência

Publicado em 16/06/2019 17:52 Por Bianca Paiva - Brasília

Para estabelecer medidas preventivas em diversos setores, a Gerência de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Palmas, atua na elaboração do Plano Municipal de Prevenção à Automutilação e Suicídio na Adolescência.

O documento será enviado em até 30 dias para apreciação do Conselho Municipal de Saúde para posterior publicação no Diário Oficial do município.

A pasta informou que trabalha em conjunto com as Secretarias da Educação e do Desenvolvimento Social e a Fundação Cultural, para estabelecer ações de proteção à vida, construção de projetos e planos de curto, médio e longo prazos, trazendo às crianças e adolescentes, a saúde mental em sentido integral.

Segundo a gerência de Saúde Mental, o suicídio sempre existiu na sociedade, porém nas últimas décadas os casos entre adolescentes e até mesmo crianças vem aumentando. A pasta afirma que as evidências científicas apontam que tal situação se deve principalmente às vulnerabilidades sociais, nem sempre econômicas, mas fragilidades de construção de identidade e sentido de vida.

Atualmente, em Palmas, para esse tipo de atendimento, os pais ou responsáveis podem procurar o Centro de Saúde da Comunidade mais próximo para orientação e encaminhamento ao Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil, que funciona no Centro Professora Isabel Auler.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique