Viva Maria: No dia das vovós e dos vovôs, pedimos a bênção ao "queído" e "imorrível" Guimarães Rosa

No dia das vovós e dos vovôs, pedimos a bênção ao "queído" e "imorrível" Guimarães Rosa

Publicado em 26/07/2019 16:51 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

A bênção, vovó! A bênção, vovô Joãozinho! No dia dos avós, obrigatória a leitura do livro com a correspondência de João Guimarães Rosa com Vera e Beatriz, suas netinhas adoráeis. Disse ele a Vera, sua neta por afinidade: mas, você, pro seu vovô, há de ser sempre nenem, neném no coração do vovô. É mentirinha do coração. Mas coração não é mentira não. isso em 6 de agosto de 1967;

Foi nesse ano que vovô Joãozinho faleceu vítima de um enfarte. Foi-se o imortal, vestido com o fardão da Academia Brasileira de Letras. Vovô "queído", "imorrível" na lembrança de todas as pessoas que receberam sua bênção na leitura de seu livro mais famoso, Grande Sertão Veredas.

Recebam agora também a benção da vovó Lydia, ela que psicóloga, vice-reitora da Universidade da Paz (Unipaz) e escritora. Mas pouca gente sabe que ela também é inventadeira. Esse é também o livro de um de seus livros: "Era uma vez Lydia Rebouças".

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique