Dia da Árvore alerta para o manejo florestal sustentável

Dia da Árvore alerta para o manejo florestal sustentável

Publicado em 20/09/2019 21:04 Por Dayana Vítor - Brasília

Você sabe a origem da madeira dos armários, mesas e cadeiras que tem em casa? Saber de onde todos esses produtos vieram, contribui com o manejo sustentável das florestas. Quando itens de origem ilegal são recusados, é quebrado o ciclo da exploração irregular de madeiras. Assim, é possível garantir que mais árvores fiquem em pé!!!

No Brasil, quase sessenta por cento do território é composto por florestas. São cerca de 500 milhões de hectares cobertos por árvores e vegetações naturais e plantadas, a maioria nativa. Desses, oito milhões de hectares são cultivados. São nessas áreas que existe a exploração legal da madeira, de acordo com o Serviço Florestal Brasileiro.

No manejo sustentável das florestas, a cada dez mil metros quadrados são exploradas quatro árvores. Depois de um período de uso, as árvores ficam, pelo menos, 25 anos em recuperação. O coordenador de uso sustentável dos recursos florestais do Ibama, Gustavo Bediaga, diz que, na compra de um objeto em madeira, nós consumidores, devemos sempre pedir um documento relatando a origem florestal.

Apesar de ainda existirem muitos móveis e outros itens fabricados com madeiras ilegais no país, todo papel e celulose é produzido com madeira de floresta plantada. O diretor de concessão florestal e monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro, Paulo Henrique Ribeiro, detalha que o Brasil tem 10 milhões de floresta plantada para celulose.

O presidente da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira, Gonzalo Lopes, afirma que é necessário usar de forma sustentável as madeiras para garantir um futuro melhor.

No Brasil, existem quase oito mil espécies de árvores, porém, várias correm o risco de extinção. Entre elas: Pinheiro-do-paraná, Ipê-peroba, Cerejeira, Garapeira e Braúna.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique