70 homens são presos por violência doméstica em operação da Polícia Civil de São Paulo

70 homens são presos por violência doméstica em São Paulo

Publicado em 23/10/2019 23:52 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A polícia civil cumpriu, nesta quarta-feira, 70 mandados de prisão contra homens que cometeram violência doméstica contra mulheres na capital paulista.

A força-tarefa, batizada de operação Outubro Rosa, reuniu as nove delegacias especializadas da mulher e contou com o apoio das delegacias comuns, como explicou o diretor do departamento de Polícia judiciária do estado, o delegado Albano Fernandes.

“Todas as delegacias de polícia deram seu apoio às delegacias de defesa da mulher para que cumprissem esses mandados de prisão. Isso é feito o ano todo, mas em silêncio. Dessa vez fizemos ao mesmo tempo, no mesmo dia, na mesma hora”.

Entre os crimes estão agressão física, tortura, cárcere privado e estupros, todos cometidos por maridos, namorados ou outros homens do círculo de convivência das mulheres.

Segundo o balanço apresentado pela Polícia Civil, desde janeiro até agora foram registrados por dia, em média, 70 boletins de ocorrência por violência doméstica na capital paulista. Ao todo quase 1,8 mil homens foram presos, 24 deles por feminicídio. Mais de 5 mil mulheres estão sob medidas protetivas.

Os números parecem gigantes, mas são ainda menores que os números divulgados pela Polícia Militar divulgados em entrevista concedida à Globonews. Só este ano foram quase 103 mil chamadas para o número 190 da PM ou flagrantes dos policiais durante patrulhamento.  Uma média de um pedido de socorro em menos de 3 minutos.

A delegada Jacqueline Valadares, chefe da 2ª delegacia de Defesa da Mulher, explicou a diferença entre os números.

“Muitas dessas denúncias que a Polícia Militar provavelmente recortou tem relação com o Disque 180. Essas denúncias são centralizadas e depois redistribuídas para a área onde o fato em tese teria ocorrido. Boa parte dessas denúncias chega na delegacia de defesa da mulher e já existe Boletim de Ocorrência ou inquérito policial apurando esses fatos”.

Os suspeitos que foram presos nesta quarta-feira ficam agora à disposição da justiça e vão responder por ações penais.  Cerca de 20 mandados não conseguiram ser cumpridos durante a operação Outubro Rosa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique