Três ex-governadores do Tocantins são denunciados pelo MP por improbidade administrativa

Três ex-governadores do Tocantins são denunciados pelo MP

Publicado em 10/10/2019 00:11 Por Michelle Moreira - Brasília

O Ministério Público do Tocantins ingressou na Justiça com uma ação por improbidade administrativa contra três ex-governadores do estado: Marcelo Miranda, Siqueira Campos e Sandoval Cardoso.

Além deles, outras 19 pessoas – físicas e jurídicas - são acusadas de irregularidades em contrato, firmado em 2006, de construção de pontes e estradas no estado.

Segundo o Ministério Público, foram feitas manipulações nos valores das obras. A fraude teria causado prejuízo de cerca de R$ 24 milhões aos cofres públicos do Tocantins.

A ação civil solicita o bloqueio de bens dos supostos envolvidos em um total de R$ 96 milhões. O valor seria suficiente para ressarcir os danos causados ao governo, além de cobrir multa equivalente a três vezes o prejuízo.

De acordo com as investigações, o contrato assinado em abril de 2006 segue o mesmo esquema de contrato semelhante assinado em 1998, entre o governo do estado e um consórcio integrado pelas empresas Rivoli e Emsa.

Os grupos comerciais beneficiados retornavam parte do dinheiro para os agentes públicos, por meio de financiamento de campanhas eleitorais. São apontadas na ação judicial doações de campanha realizadas nas eleições de 2006, 2010 e 2014.

A defesa de Siqueira Campos alegou que ele não foi gestor desse contrato e que em 2006 Siqueira Campos já não era governador, tendo saído em 2002. Afirma ainda que o político tem sido absolvido de outros processos semelhantes e que o Ministério Público busca uma condenação sem provas.

A defesa do ex-governador Sandoval Cardoso e a empresa Emsa não deram retorno até o fechamento desta reportagem.

Não conseguimos contato com a defesa do ex-governador Marcelo Miranda e com representantes da empresa Rivoli.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique