Lula sai da prisão em Curitiba

Ex-presidente sai da prisão

Publicado em 08/11/2019 21:02 Por Sumaia Villela - Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira, por volta das 17h45.  Ele foi recebido pela família, por colegas de partido e por populares que apóiam o ex-presidente.


A ordem de soltura é do juiz federal Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. A defesa do ex-presidente fez a solicitação de liberdade para Lula com base em decisão do STF, o Supremo Tribunal Federal, proferida nesta quinta-feira.

Por 6 votos a 5, os ministros consideraram constitucional o artigo 283 do Código de Processo Penal, que diz que não é possível iniciar a execução da pena logo depois da condenação em segunda instância. Segundo a lei, só é possível cumprir a prisão depois do trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos em tribunais superiores.

Lula é condenado no caso do triplex do Guarujá, um dos processos da Operação Lava jato. Ele responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e cumpria pena de oito anos e dez meses de prisão. O ex-presidente estava detido desde 7 de abril do ano passado, e já havia cumprido o tempo e as condições necessárias para que ele fosse transferido para o regime semiaberto.

A decisão do STF também pode levar à soltura de outros 38 presos da Lava Jato. Esse número representa menos de 1% das quase 4 mil e 900 pessoas afetadas pelo julgamento do Supremo, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça. Os casos precisam ser analisados individualmente. A soltura não é automática, e a prisão preventiva é válida antes do trânsito em julgado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique