Retrospectiva 2019: confira alguns dos fatos que marcaram o mês de julho

Confira alguns dos fatos que marcaram o mês de julho

Publicado em 27/12/2019 06:00 Por Apresentação de Adalto Gouvêia - Brasília

- Em julho, o Plano Real completou 25 anos e encerrou um período de inflação que castigou o Brasil. Também nesse mês, a humanidade parou para relembrar 50 anos da chegada do homem na Lua.

- O presidente Jair Bolsonaro inaugurou a primeira universidade de seu governo e sancionou com vetos a Lei Geral de Proteção de Dados.

- A seleção feminina de futebol ganhou uma nova técnica. A sueca Pia Sundhage assumiu o posto que era ocupado por Oswaldo Alvarez, o Vadão.

- Fora dos gramados, o craque Neymar Jr foi absolvido das acusações de estupro e agressão feitas pela modelo Najila de Souza. A polícia decidiu não indiciar o jogador de futebol pelos supostos crimes.

- Hackers invadiram celulares do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da deputada Joice Hasselmann. A Operação Spoofing, da Polícia Federal, investigou o crime e descobriu que ao menos mil linhas telefônicas, incluíndo várias autoridades públicas, foram alvo dos invasores.

- O governo lançou o programa Médicos pelo Brasil. O objetivo foi substituir o Programa Mais Médicos, e ampliar a interiorização da assistência pelo país, especialmente nas regiões mais remotas.

- Buscando aquecer a economia, o governo federal liberou o saque de 500 reais de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS). O ministro da Economia, Paulo Guedes, previu a injeção de recursos na economia, em 30 bilhões neste ano, e 12 bilhões em 2020.

- No Reino Unido, depois da renúncia da primeira ministra britânica Thereza May, o ex-ministro do Exterior Boris Johnson foi eleito para assumir a liderança do Partido Conservador e, por consequência, tornou-se o novo chefe de Governo do Reino Unido.

- A música brasileira perdeu um de seus maiores nomes de todos os tempos. O cantor, compositor e violonista baiano João Gilberto, um dos pais da bossa nova, morreu aos 88 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Seu jeito original de tocar samba no violão influenciou grandes músicos do país e do mundo inteiro.

- O jornalista Paulo Henrique Amorim sofreu um infarto e morreu no Rio de Janeiro. Amorim atuou como correspondente internacional em Nova York nas revistas Realidade e Veja. Na televisão, passou pela extinta Manchete, pela Globo, Bandeirantes, TV Cultura e Record.

- O teatro e a televisão brasileira se despediram da atriz Ruth de Souza, que morreu aos 98 anos, de pneumonia, no Rio de Janeiro. O último trabalho da atriz foi na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, da TV Globo.

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique