Retrospectiva 2019: confira os fatos que marcaram o mês de novembro

Confira os fatos que marcaram o mês de novembro

Publicado em 30/12/2019 14:26 Por Apresentação de José Carlos Andrade - Brasília

- No mês de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,3 anos. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a mortalidade infantil diminuiu no Brasil.

- O governo lançou o Programa Verde e Amarelo para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e de renda. A expectativa é gerar 4,5 milhões de empregos ao longo de três anos.

- A Federação Internacional de Futebol (Fifa) baniu Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Conselho de Ética da entidade considerou Teixeira culpado por crimes de corrupção no período de 2006 a 2012.

- O piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, sagrou-se hexacampeão mundial de Fórmula 1 e fica a um título do maior vencedor de todos os tempos, Michael Schumacher.

- O Congresso Nacional, em sessão conjunta, promulga a reforma da Previdência quase nove meses após a proposta ser entregue pelo governo. O texto altera regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.

- O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu contra a validade da  prisão após a segunda instância. Por 6 votos a 5, a Corte reverteu seu próprio entendimento, que autorizou as prisões, em 2016.

- Beneficiado pela decisão do STF, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.

- O presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do Partido Social Liberal (PSL), pelo qual foi eleito, e também a criação de outra legenda chamada Aliança pelo Brasil.

- Após a secretaria-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) recomendar a anulação do primeiro turno das eleições presidenciais ocorridas na Bolívia, o presidente Evo Morales anunciou a realização de um novo pleito nacional e, logo em seguida, renunciou ao cargo.

- O Flamengo venceu o River Plate, da Argentina, e conquistou a Taça Libertadores da América após 38 anos. Com o título, o Flamengo garantiu vaga para disputar o Mundial de Clubes. O time rubro-negro também conquistou o Campeonato Brasileiro de 2019 com quatro rodadas de antecedência.

- O apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, morreu em decorrência de um acidente ocorrido em sua casa na Flórida, Estados Unidos. O apresentador tinha 60 anos. Ele sofreu uma queda acidental, de uma altura de cerca de quatro metros, quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado em um sótão.

- O rabino Henry Sobel morreu aos 75 anos, em Miami, nos Estados Unidos, por complicações associadas a um câncer.

- O cineasta Fábio Barreto morreu aos 62 anos, no Rio de Janeiro, depois de ficar quase 10 anos em coma após um acidente de carro.

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique