Retrospectiva 2019: confira os fatos que marcaram o mês de dezembro

Confira os fatos que marcaram o mês de dezembro

Publicado em 31/12/2019 14:01 Por Apresentação de Adalto Gouveia - Brasília

- Em dezembro, a Rádio Nacional do Alto Solimões completou 13 anos e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) inaugurou a nova subestação de ondas curtas da estação da Rádio Nacional da Amazônia com transmissores de 25 metros, na frequência de 11.780 kw, e de 49 metros, na frequência 6.180.

- O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei conhecida como pacote anticrime. Houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso Nacional.

- Também foi sancionada a Lei Geral de Informática.

- Entrou em vigor o programa Médicos pelo Brasil, programa que substitui o Mais Médicos. O Ministério da Saúde prevê 18 mil vagas para médicos em todo o país, principalmente em municípios pequenos e distantes dos grandes centros urbanos.

- O limite do saque imediato das contas do FGTS passou de R$ 500 para o valor do salário mínimo, atualmente fixado em R$ 998.

- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou regulamento para a fabricação, importação e comercialização de medicamentos derivados da Cannabis.

- A Justiça de Goiás condenou o médium João de Deus a 19 anos e quatro meses de prisão por abuso sexual contra mulheres que o procuravam em busca de tratamento espiritual, em Abadiânia, interior do estado de Goiás.

- O Supremo Tribunal Federal definiu as regras para o compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal e Coaf com o Ministério Público e com a polícia sem autorização judicial.  

- Alberto Fernández assumiu a presidência da Argentina tendo como vice a ex-presidente e ex-senadora, Cristina Kirchner. Eles venceram as últimas eleições, em primeiro turno, com 48% dos votos, enquanto Maurício Macri obteve, em segundo lugar, 40%.

- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o impeachment do presidente Donald Trump. Os deputados aprovaram dois artigos para cassar Trump, um por abuso de poder e outro por obstrução ao Congresso. O julgamento segue agora para o Senado, de maioria republicana, e existe a expectativa de que comece agora em janeiro.

- Milhares de pessoas ocuparam as ruas de Paris em protesto contra a reforma do sistema de pensões, anunciada pelo presidente francês Emanuel Macron.

- As manifestações na França mobilizaram cerca de 800 mil pessoas e levaram à suspensão parcial do funcionamento do sistema de transportes, de escolas e hospitais.

- A Agência Mundial Antidoping (Wada) excluiu a Rússia das principais competições esportivas mundiais nos próximos quatro anos por ter fraudado exames antidoping.

- O brasileiro Ítalo Ferreira fez história ao conquistar pela primeira vez o título do Circuito Mundial de Surfe.

- Guarani e Tupi foram os nomes escolhidos por brasileiros para batizar um planeta e uma estrela fora do nosso sistema solar.

- Dezembro também trouxe perdas: nas artes plásticas, Francisco Brennand morreu aos 92 anos em decorrência de complicações de uma infecção respiratória.

- A atriz Hilda Rebello morreu aos 95 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações associadas a uma infecção respiratória. Hilda Rebello era mãe do ator e diretor de teatro e televisão Jorge Fernando, que faleceu há dois meses.

- O principal idealizador do Projeto Rondon - iniciativa criada em 1968 para levar cidadania e educação para localidades isoladas -, o ex-ministro da Educação coronel Sérgio Mário Pasquali morreu em Brasília, os 93 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

- E a atriz Zilda Cardoso, de 83 anos, conhecida pela personagem Catifunda, morreu na capital paulista, em sua residência, na zona oeste. Ela faleceu por causas naturais.

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique