Dupla verificação pode dificultar golpe do Whatsapp, alerta especialista em direito digital

Dupla verificação pode dificultar golpe do Whatsapp

Publicado em 23/01/2020 15:42 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Você está ali, nos seus afazeres diários. De repente, o celular toca. Do outro lado da linha uma proposta que pode variar: um bingo, uma festa, um sorteio. Mas é sempre alguém oferecendo alguma vantagem, algum prêmio.

E aí, depois que a pessoa fornece o código numérico que chegou por SMS, tem o whatsapp clonado. Não consegue mais acessar. Claro, porque os contatos e conversas passaram para o celular do criminoso.

Foi o que aconteceu com a consultora Elisa Tawil. Ela estava distraída, na hora do almoço. E percebeu o golpe tarde demais.

Já o golpista, de posse dos contatos da vítima, começa o trabalho: pede dinheiro para os amigos e principais contatos. Diz que é o próprio dono da conta, que está passando por dificuldades financeiras e que vai pagar o empréstimo depois. Os amigos, desavisados, muitas vezes, acreditam, e acabam dando o dinheiro.

Mas como é que a gente se previne disso?

O especialista em proteção de dados e direito digital, Felipe Palhares, explica que instalar autenticação em duas etapas, é importante.

Quem cai no golpe e não tem essa dupla verificação, enfrenta uma dificuldade maior: é que o criminoso pode, ele mesmo, instalar o sistema. E aí, o dono da conta terá mais trabalho para retomar os contatos. 

Elisa, também passou por isso:  ela demorou sete dias para ter o whastapp de volta.

Ao cair no golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência, para que seus contatos saibam que não era você que estava pedindo dinheiro. E avisar, claro, a todo mundo. Foi o que Elisa fez.

A dupla verificação fica lá em cima, nas três bolinhas que ficam à direita na tela do whastapp. É só clicar  e ir para configurações e conta.

O e-mail de suporte do aplicativo é o support@whatsapp.com. Mas sempre fica o alerta:  nunca clicar em links ou sites desconhecidos e jamais compartilhar senhas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique