Ministério da Agricultura encontra substâncias tóxicas na água usada em cervejaria mineira

Ministério da Agricultura encontra substâncias tóxicas

Publicado em 16/01/2020 15:23 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério da Agricultura informou que foram encontradas as substâncias tóxicas dietileno e monoetilenoglicol na água usada na produção da cervejaria Backer, em Minas Gerais.


         
As informações fazem parte do resultado preliminar da investigação, divulgado pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (15).



O órgão informou que ainda não há como determinar a causa da contaminação da água utilizada pela cervejaria e nem quando começou a contaminação.



O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Carlos Vitor Muller, explica que as substâncias não podem ser misturadas na água utilizada na fabricação do produto.



Devido a essa contaminação, o Ministério intimou a cervejaria a recolher todas as marcas produzidas pela empresa desde outubro, e não só a cerveja Belorizontina.



A investigação apontou que os lotes contaminados passaram por diversos tanques de produção da empresa.



A cervejaria produz as cervejas Backer, Medieval, Pele Vermelha, Bravo, Exterminador, Três Lobos, Capitão Snera, Corleone, Tommy Gun, Diabolique, Julieta, Fargo, Cabral, Cacau Bomb, além da Belorizontina e da Capixaba.



As substâncias são investigadas como as possíveis causas da síndrome neufroneural. A Polícia Civil de Minas divulgou oficialmente, nesta quarta-feira, a segunda morte pela doença.



Uma terceira está sendo investigada após notificação da prefeitura de Pompeu, no interior do estado, ocorrida na terça. A Secretaria de Saúde de Minas Gerias afirma que, ao todo, são 4 casos confirmados da síndrome e outros 13 em investigação.



O Ministério da Agricultura informou que continuará as investigações administrativas, garantindo o direito de defesa para a cervejaria Backer.



A cervejaria reafirmou que nunca comprou ou utilizou o dietilenoglicol.  Disse ainda que aguarda os resultados das apurações e continua à disposição das autoridades. Em coletiva nessa terça-feira, a Backer aconselhou os consumidores a não beberem a cerveja Belorizontina.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique