No Acre, polícia investiga anúncio falso de venda de criança de um ano

No Acre, polícia investiga anúncio falso de venda de criança

Publicado em 28/02/2020 18:14 Por Renata Martins - Brasília

A Polícia Civil do Acre procura o responsável por anunciar uma criança para adoção em site de compra e venda online.

“Estou doando, por motivo financeiro. Nome dele é Arthur, 1 aninho, muito fofo.”

Esse anúncio, com a foto de um bebê e o contato do doador foi publicado na segunda-feira de carnaval, dia 24, no site  da OLX.

Depois da denúncia do Conselho Tutelar de Rio Branco, a Polícia Civil deu início às investigações e constatou que o anúncio não era verdadeiro, era falso.

Logo nas primeiras apurações, os agentes identificaram que a fotografia da criança havia sido extraída de um site de um clube de futebol e o texto era o mesmo de um anúncio anterior espalhado em outro estado.

O caso está na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

A polícia ainda investiga, de onde partiu o anúncio, quem foi o responsável e qual a intenção de disseminar esse anúncio falso.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, nenhuma hipótese está descartada. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.

Em nota, a OLX informou que detectou e removeu o anúncio da plataforma menos de uma hora após sua publicação e bloqueou o usuário.

A empresa reforça que está revendo seus processos para aumentar a eficácia dos mecanismos que impedem a publicação de conteúdos proibidos.

A OLX se colocou ainda à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos.

Lembrando que entregar o filho à adoção não é crime. Mas, é preciso fazer diante de uma equipe do Juizado da Infância e da Juventude e não pode envolver pagamento em dinheiro.

Pessoas interessadas em adotar crianças devem procurar a Vara de Infância e da Juventude do município ou na região em que residem.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique