Médicos residentes dizem que estão sem receber bolsa-auxílio; Saúde diz que pagará no dia 15

Médicos residentes dizem que estão sem receber bolsa-auxílio

Publicado em 13/05/2020 17:52 Por Nelson Lin - São Paulo

Mais de 4 mil médicos residentes e servidores da saúde de todo o país estão sem receber bolsa auxílio há pelo menos 2 meses. Devido a esse atraso, há possibilidade de paralisação de servidores da saúde e médicos residentes a partir desta quinta-feira (14), data marcada para a Mobilização Nacional em Defesa das Residências em Saúde.

Ainda de acordo com as entidades, o ministério prometeu resolver o problema dando 6 prazos anteriores que não foram cumpridos.

A Associação Nacional dos Médicos Residentes afirmou, em nota, que apóia a paralisac a o dos residentes cujas bolsas esta o em atraso e ressalta que a suspensa o das atividades apenas dos que na o esta o recebendo se faz necessa ria para que eles tenham a oportunidade de garantir seu sustento trabalhando em atividades remuneradas de sua escolha.

A associação também ressalta a importância de garantir que a suspensa o das atividades na o gere interrupc a o de servic os de urge ncia e emerge ncia.

Para o psicólogo João Costa, integrante do Fórum Nacional de Residentes em Saúde, o atraso no pagamento das bolsas aos residentes faz parte de um grande problema envolvendo a residência dos outros profissionais da saúde, além dos médicos.

O fórum reivindica o retorno das atividades da Comissão Nacional de MultiProfissionais em Saúde, suspensas desde maio do ano passado por decreto presidencial.

Para Costa, a suspensão da comissão acarreta prejuízos na formação do profissional residente e no serviço de saúde, pela falta de fiscalização das atividades de residência e falta de diretrizes.

Ele cita como um dos problemas, a ausência de orientações de afastamento para residentes que são parte do grupo de risco na pandemia da Covid-19. Outro problema citado por ele é a substituição de profissionais por residentes, que ocorre em hospitais conveniados com o SUS.

O Fórum Nacional já entrou com representação no Ministério Público solicitando o retorno das atividades da Comissão Nacional de Multi Profisisonais da Saúde e aguarda posicionamento do Judiciário.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que dos 4.199 cadastros que apresentaram inconsistências nas informações transmitidas pelos próprios residentes ou instituições de ensino, 2.870 bolsistas já corrigiram os dados informados e 1.329 cadastros ainda constam com erros nas informações bancárias.

Atualmente, o Ministério da Saúde financia o total de 22.302 bolsas, sendo 13.496 de Residência Médica e 8.806 de Residência em Área Profissional da Saúde.

Também disse que se compromete a pagar as bolsas até o dia 15 de maio. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique