Número de policiais baleados de janeiro a junho no Rio tem queda de 47%, mostra plataforma

Número de policiais baleados no Rio no 1º semestre cai 47%

Publicado em 10/08/2020 15:43 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O primeiro semestre do ano registrou queda de 47% no número de agentes de segurança baleados, em comparação com igual período de 2019, no Rio de Janeiro. Os dados são da Plataforma Fogo Cruzado e levam em consideração os policiais atingidos dentro ou fora do horário de serviço.

Levando-se em conta apenas o período da quarentena, a redução foi ainda mais expressiva, de 56% de agentes baleados e de 26% no número mortos.

De acordo com os dados, o balanço de policiais que perderam a vida em 2020, antes das medidas de isolamento, vinha apresentando uma tendência de aumento de mais de 50% frente a 2019 no estado.

A gestora de dados da plataforma Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, afirma que além da pandemia, a restrição de operações policiais em favelas determinada pelo STF explica a redução.

Depois da liminar concedida pelo Ministro Edson Facchin, no julgamento da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, que pedia o fim das operações durante a pandemia, o número de policiais baleados no Rio de Janeiro caiu de 51 para 19.

Na ultima semana, o STF concluiu a votação e confirmou que as operações estão proibidas nas favelas fluminenses enquanto durar a pandemia do coronavírus, salvo em situações absolutamente excepcionais, que devem ser justificadas por escrito pelas autoridades competentes e comunicadas imediatamente ao Ministério Público.

Segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense sobre os impactos em geral da decisão, a medida reduziu em um mês mais de 72% o número de mortes e 50% o de feridos em decorrência de ações ou tiroteios.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique