ONU lança programa de apoio às ações de combate ao tráfico de pessoas

  • 19/04/2017 - 17h06

Graziele Bezerra

A ONU – Organização das Nações Unidas, estima que existam mais de 500 fluxos de tráfico de pessoas em todo o mundo. E para enfrentar a ação de criminosos especialistas em tráfico de seres humanos, o UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - lançou nesta quarta-feira (19), aqui no Brasil, o Glo Act.

 

A meta do programa é apoiar ações de combate ao tráfico e ao contrabando de pessoas, seja para fins laborais ou sexuais.

 

Segundo Fernanda Fuentes, oficial de Projetos da ONU, existem várias formas de tráfico e contrabando de pessoas no Brasil.

 

Além do Brasil, o programa será implementado em outros 12 países, da África, da Ásia, do Leste Europeu e da América Latina.

 

As ações vão desde o desenvolvimento de políticas públicas, assistência legislativa, cooperação entre os países, proteção e assistência às vítimas traficadas até apoio às crianças, que formam, junto com as mulheres, a maior parcela de traficados no mundo.

 

Aqui no Brasil o secretário nacional de Justiça e Cidadania, Astério dos Santos, revelou que não existem números precisos sobre estas práticas, mas ele afirmou que o país está atento a esse crime principalmente no cenário de grande migração de venezuelanos para o norte do país.

Ir para a versão desktop