EUA suspende importação de carne fresca do Brasil por questão sanitária

EUA suspende importação de carne fresca do Brasil

Publicado em 23/06/2017 10:17 Por Leandra Felipe - Atlanta, nos Estados Unidos

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira (22) que o governo do país decidiu suspender todas as importações de carne fresca do Brasil, por causa de preocupações sobre a segurança dos produtos de origem brasileira, destinados ao mercado americano.

Em um comunicado, ele informou que a suspensão vai continuar em vigor, até que sejam tomadas medidas pelo Ministério da Agricultura brasileiro com relação à segurança alimentar dos produtos.

Os Estados Unidos já vinham recusando parte da carne importada do Brasil. Desde março, segundo o Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos do país, 11% da carne fresca foi recusada pela inspeção, um total de 106 lotes de carne bovina brasileira, devido à não adequada condição de saúde dos animais e condições sanitárias.

No comunicado, o governo americano, informou que o Brasil já se comprometeu a avaliar com cuidado a produção de carne bovina destinada ao exterior.

A suspensão da compra da carne brasileira pelos Estados Unidos, foi anunciada depois que o ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, suspendeu as exportações de cinco frigoríficos para o país, por irregularidades causadas pela reação à vacina contra a febre aftosa.

* Em nota publicada no facebook, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lamentou o embargo temporário a 13 plantas brasileiras que estaval habilitadas para os Estados Unidos. Maggi afirmou que continuará lutando por esse importante fatia do mercado e prestará todos os esclarecimentos necessários. De acordo com o ministro, todas as medidas corretivas, para as exigências feitas, já estão sendo tomadas, e o objetivo continua sendo garantir o mercado existente, bem como ampliar as exportações de 7 para 10% em um período de cinco anos. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique