Temer apresenta na Noruega ações contra desmatamento; ambientalistas protestam contra governo

Temer apresenta na Noruega ações contra o desmatamento

Publicado em 23/06/2017 23:08 Por Renata Martins - Brasília

As questões ambientais foram pauta da visita oficial de Michel Temer à Noruega. O presidente brasileiro estava no país europeu quando o governo norueguês anunciou que vai reduzir o aporte financeiro ao Fundo da Amazônia. O corte que pode chegar a quase R$ 200 milhões.

No último dia de agenda no país, Temer se encontrou com a primeira-ministra norueguesa Erna Solberg e o assunto voltou a ser tratado.

A primeira-ministra afirmou que a redução dos investimentos se deu devido ao aumento do desmatamento no Brasil. Em seu discurso, Erna Solberg disse que a contribuição do país está baseada em pagamentos por resultados. O governo da Noruega é responsável por mais de 97% das doações para o Fundo da Amazônia.

O presidente Michel Temer disse que governo brasileiro tem feito esforços no combate ao desmatamento no país. Lembrou que vetou duas medidas provisórias que reduziam os limites de parques nacionais. Temer destacou a importância das contribuições da Noruega para o Fundo.

Sonora: “Ela, a contribuição, é que tem permitido um policiamento, digamos assim, mais efetivo. Policiamento administrativo, no sentido de evitar o desmatamento no nosso país. Já que, sem dúvida alguma o Brasil é uma das grandes, se não a maior, reserva ambiental do mundo.”

Ao chegar à residência oficial da Primeira-Ministra, Temer se deparou com um protesto contra o governo brasileiro.

Ambientalistas fizeram uma manifestação em frente ao prédio onde Temer e Erna Solberg se reuniram, em Oslo. O grupo gritava palavras ordem contra o governo e exibiam cartazes contra o desmatamento e pedindo respeito aos direitos dos indígenas.

A coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara estava em Oslo e participou da manifestação.

Sonora: “O protesto foi bem forte, todo mundo gritando Fora Temer e também pedindo que protejam as florestas que é o mote maior aqui na Noruega que é essa questão das florestas tropicais."

Temer embarcou para o Brasil no final da tarde desta sexta-feira (23).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique