Fatah e Hamas anunciam acordo de conciliação para fortalecer Estado Palestino

Fatah e Hamas anunciam acordo de conciliação para fortalecer Palestina

Publicado em 12/10/2017 20:48 Por Samanta do Carmo - Brasília

O grupo nacionalista Fatah e o movimento islâmico Hamas anunciaram nesta quinta-feira (12) a assinatura de um acordo de reconciliação, com o objetivo de fortalecer um governo unificado no Estado Palestino. Os grupos tinham rompido as relações em 2006, após o Hamas ganhar as eleições legislativas. Desde então, o Hamas controla a Faixa de Gaza, enquanto o Fatah controla a Cisjordânia.

O anúncio foi feito no Cairo, capital do Egito, pelo líder do Hamas. O acordo é provisório e os grupos precisam ainda negociar pontos problemáticos, como o desarmamento do Hamas, que conta hoje com 25 mil homens organizados em brigadas.

O Fatah é grupo político que governo a Autoridade Nacional Palestina, chefiada por Mahmoud Abbas. Ele é sucessor de Yasser Arafat. Os representantes do Fatah e do Hamas passaram os três último dias conversando na sede do Serviços de Inteligência do Egito. O acordo tem como intenção possibilitar novas eleições gerais.

Com informações da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique