Justiça Federal determina prisão de pilotos responsáveis pela queda de avião da Gol

Justiça determina prisão de pilotos de jatinho que derrubou avião da Gol

Publicado em 07/12/2017 20:06 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

A Justiça Federal de Sinop, em Mato Grosso, determinou a prisão dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condenados por terem provocado o acidente com o avião da Gol, que matou 154 pessoas em 2006.

A decisão é do juiz André Perico Ramires dos Santos. Na mesma sentença, ele determina o envio dos mandados de prisão para a Polícia Federal e a inclusão dos nomes de Lepore e Paladino na base de dados da Interpol.


Os pilotos do jato Legacy foram condenados a três anos de prisão em regime aberto. O processo transitou em julgado em 2015. O Ministério da Justiça chegou emitir a intimação, mas o Departamento de Justiça Norte-americano afirmou que não existe jurisdição para aplicar a sentença brasileira.

A empresária Rosane Prates de Amorim é viúva de uma das vítimas do acidente e espera que a decisão judicial seja cumprida desta vez. Ela não aceitou o acordo de indenização para continuar com o processo criminal.

Além da pena criminal, os familiares das vítimas esperam que os Estados Unidos ainda sejam punidos administrativamente pela Organização da Aviação Civil, uma agência da ONU responsável por estabelecer regras para o uso do espaço aéreo.

Uma reunião no ano que vem pode definir penalidades para o país e obrigar que Lepore e Paladino percam o direito de pilotar por terem descumprido as regras do espaço aéreo brasileiro.

De acordo com a Justiça Federal, as infrações cometidas por eles foram cruciais para o acidente com o voo da Gol, que fazia o trajeto Manaus – Rio de Janeiro, com 154 pessoas a bordo.

Após a colisão, o jato Legacy conseguiu pousar sem nenhum vítima fatal.

Todos os tripulantes e passageiros do voo da Gol morreram. 

A reportagem fez contato com a defesa dos pilotos, mas até o fechamento da reportagem não teve retorno. 
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique