Departamento de Justiça dos Estados Unidos recorre à Suprema Corte contra o Daca

Departamento de Justiça recorre contra programa que protege imigrantes

Publicado em 19/01/2018 16:23 Por Leandra Felipe - Atlanta nos Estados Unidos

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou nessa quinta-feira  que a Suprema Corte anule uma decisão de um tribunal inferior de proteger o DACA, o programa de ação diferida para chegados na infância.

O DACA em vigor desde 2012, foi suspenso pelo Presidente Donald Trump no ano passado. Um projeto de lei de imigração foi enviado ao Congresso, que devem tomar a decisão final sobre o futuro dos jovens beneficiários.

A Casa Branca  recorreu contra uma decisão proferida há nove dias. No dia 9 de janeiro, o  juiz distrital William Alsup, de San Francisco,  Califórnia determinou que o DACA deve manter a proteção aos jovens até que a questão seja resolvida judicialmente e também no Congresso.

O departamento de Justiça pediu que a Suprema Corte tome uma decisão até junho.  Trump revogou o DACA em setembro. A medida foi alvo de ação em diversos tribunais. 

O DACA beneficia cerca de 800 mil jovens que chegaram aos Estados Unidos na infância e permaneceram no país ilegalmente. Cerca de 76% dos beneficiários tem origem mexicana.

No congresso o futuro do programa acabou sendo usado entre republicanos e democratas como instrumento de barganha. Donald Trump prometeu que o DACA poderia ser  regulamentado, se os democratas não atrapalharem seus planos de construir o muro fronteiriço entre o México.

No começo da semana, Trump disse no Twitter que  o DACA provavelmente morreria porque os democratas não estavam se empenhando na negociação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique