Líderes de países do sul da Europa defendem política de migração compartilhada

Líderes de países do sul da Europa defendem política de migração compartilhada

Publicado em 11/01/2018 17:47 Por Marieta Cazarré - Lisboa

Líderes de sete países do Sul da Europa se reuniram ontem, em Roma, e pediram que o ônus do fluxo migratório seja compartilhado com os outros Estados-Membros. 


Em uma declaração conjunta, durante a IV Cúpula dos Países do Sul da União Europeia, os líderes afirmaram que a gestão dos fluxos migratórios é um desafio fundamental para a UE nos próximos anos.
Participaram da cúpula os primeiros-ministros de Portugal, da Itália, de Malta, da Grécia e da Espanha, e os presidentes da França e de Chipre.

Os representantes dos sete países afirmaram estar comprometidos com uma política de migração comum para evitar fluxos irregulares e massivos, e dispostos a cooperar com os países de origem, principalmente da África. O fenômeno da migração atinge principalmente a Itália e a Grécia.

Além dos fluxos migratórios, também foram discutidas a união financeira e o crescimento econômico .

Durante a declaração conjunta, os líderes falaram sobre uma consulta aos cidadãos, que deve ser feita nos próximos meses, para que a população europeia expresse quais são as suas prioridades para o futuro da UE.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique