Partido separatista Esquerda Republicana vai presidir parlamento da Catalunha, na Espanha

Parlamento será presidido pelo partido separatista Esquerda Republicana

Publicado em 17/01/2018 13:57 Por Marieta Cazarré - Lisboa, Portugal

O Parlamento catalão realizou hoje   a primeira sessão após as eleições de 21 de dezembro.

Entre as decisões tomadas hoje estão a autorização para que os três políticos eleitos, presos na Espanha, possam manifestar seus votos e a definição do novo presidente da Mesa do Parlamento, que será Roger Torrent, do partido separatista Esquerda Republicana da Catalunha. 

A próxima tarefa agora será definir o novo presidente da Generalitat (que é o governo da comunidade autônoma) e o prazo é 31 de janeiro. 

Após a sessão de hoje, abre-se o prazo de dez dias úteis para que os partidos indiquem os nomes para o cargo. Os independentistas querem autorização para que Carles Puigdemont, presidente deposto e  autoexilado na Bélgica, possa reassumir o cargo à distância. 

Caberá à Mesa do Parlamento interpretar o regimento e decidir se é possível este tipo de investidura, com um discurso de posse feito por skype ou lido por algum representante indicado pelo próprio Puigdemont. 

O governo central de Rajoy já afirmou que vai recorrer imediatamente ao Tribunal Constitucional caso a posse de Puigdemont à distância seja aceita. 

A sessão começou às 11h  (horário local), após meses de um intrincado processo na região.

A crise começou em outubro, com um referendo considerado ilegal pelo governo central; seguido de uma declaração unilateral de independência; a suspensão da autonomia da região; um presidente e vários conselheiros autoexilados na Bélgica e o vice-presidente da comunidade preso e acusado de rebelião. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique