Dia dos Namorados movimenta mercado milionário de rosas na Europa

Dia dos Namorados movimenta mercado de rosas na Europa

Publicado em 13/02/2018 15:14 Por Marieta Cazarré - Brasília

Nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, é comemorado o Dia dos Namorados em dezenas de países ao redor do mundo. E com a data, são vendidas centenas de milhares de rosas que, além de causarem forte apelo emocional, ainda movimentam grandes cifras no mercado mundial.

De acordo com o Eurostat, escritório europeu de estatística, apenas nos primeiros 10 meses de 2017, de janeiro a outubro, a União Europeia gastou 624 milhões de euros em importação de rosas produzidas fora do bloco. No mesmo período, exportou rosas no valor de 62 milhões de euros.


Do total de importações de rosas de fora da UE, a metade é proveniente do Quênia, movimentando 317 milhões de euros. Os Países Baixos são os principais importadores e também exportadores de rosas da UE. Em importações, os Países Baixos consumiram 478 milhões de euros de janeiro a outubro de 2017, o que representa 77% das importações totais de rosas da UE.

Em se tratando de exportações, os Países Baixos faturaram 43 milhões de euros vendendo para fora do bloco,o que representa 70% das exportações mundiais da UE. A maioria das rosas exportadas pela UE foram para a Rússia e a Suíça.

No caso brasileiro, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a produção de flores e plantas ornamentais tem evoluído rapidamente, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, apesar de não ter grande expressividade no mercado mundial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique