Trump cancela reunião de cúpula com líder norte-coreano

Trump cancela reunião de cúpula com líder norte-coreano

Publicado em 24/05/2018 15:24 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

O presidente Donald Trump cancelou a cúpula diplomática com o líder norte-coreano Kim Jong-un, prevista para o próximo mês.


O cancelamento foi anunciado por meio de uma carta do presidente Donald Trump ao líder coreano, divulgada nesta quinta-feira (24), pela Casa Branca.


Dirigindo-se diretamente a Kim, Trump disse que estava ansioso, mas que infelizmente, com base na hostilidade aberta exibida em sua declaração mais recente, ele sentia que é inadequado, neste momento, ter essa reunião.


Na carta, o presidente americano acrescenta que "para o bem de ambas as partes, mas em detrimento do mundo", o encontro em Cingagura não vai acontecer.


O encontro estava agendado para o dia 12 de junho e seria o primeiro entre líderes norte-americano e norte-coreano.


O anúncio do cancelamento veio horas depois de declarações de Choe Son Hui, vice-ministra das Relações Exteriores da Coréia do Norte. Ela afirmou que se os "Estados Unidos continuassem no caminho atual, ela desaconselharia Kim sobre a realização da Cúpula.”


Os comentários dela teriam sido uma reação as declarações do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, que em entrevista na segunda-feira (21) afirmou que o desfecho positivo da cúpula só dependia do próprio Kim Jong-un em cumprir acordos.


Segundo a imprensa americana, nessa quarta-feira (23), o governo Trump estava buscando negociações adicionais de alto nível para garantias de Kim a uma completa desnuclearização, antes da cúpula prosseguir.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique