China promete investigar suspeita de ataque contra diplomatas americanos

China promete investigar suspeita de ataque contra diplomatas americanos

Publicado em 08/06/2018 00:09 Por Gislene Nogueira - Denver, EUA

O Ministério de Relações Exteriores da China informou que o governo conduziu uma investigação em maio depois da revelação do primeiro caso de um diplomata norte-americano doente no país.

Uma porta-voz informou que as autoridades não conseguiram ainda determinar a causa do problema. E acrescentou que a China fará a apuração com seriedade se os Estados Unidos fizerem relatos sobre o fato novamente.

O Departamento de Estado norte-americano retirou do consulado na cidade de Guangzhou um grupo de diplomatas com suspeita de estarem sofrendo de uma doença misteriosa.

O jornal The New York Times noticiou que pelo menos dois funcionários relataram ouvir barulhos estranhos e apresentaram sintomas semelhantes a de lesões cerebrais. As circunstâncias e os relatos são parecidos com outros casos registrados em Cuba, no ano passado.

Em setembro de 2017, 24 diplomatas norte-americanos que trabalhavam na embaixada em Havana apresentaram sintomas parecidos com os de lesões cerebrais leves causadas por pancadas. Todos relataram desconforto ao ouvirem sons esquisitos. A causa do problema ainda é desconhecida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique