Trump mantém "tolerância zero" para imigrantes ilegais mesmo com fim da separação familiar

Trump mantém "tolerância zero" mesmo com fim da separação familiar

Publicado em 21/06/2018 10:54 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou as regras para manter famílias unidas, mas crianças já separadas dos pais em abrigos não serão beneficiadas.


Depois da pressão interna e internacional, Donald Trump cedeu e assinou nessa quarta-feira (20) uma ordem executiva que interrompe a separação familiar, em caso de imigração ilegal.


Ao assinar o decreto, disse que estava tomando uma atitude que nenhum outro presidente havia tomado. Mas nenhum outro presidente aplicou a Lei para Imigrantes Ilegais que cruzam a fronteira tão ao pé da letra.


Ele disse que a política de “tolerância zero” está mantida, só que agora as familias serão detidas unidas. Somente casos de imigrantes com passado criminal serão encaminhados à prisões e as crianças, aos abrigos.


O número de crianças de nacionalidade brasileira foi revelado, com exclusividade, pela Agência Brasil e Rádio Nacional. Entre elas, 49 crianças brasileiras se encontram em abrigos.


O novo posicionamento de Trump não beneficia quem já está em abrigos, porque não altera a situação de cerca de 2,3 mil crianças já separadas dos pais, detidos na fronteira pela entrada ilegal no país.


A advogada de Imigração da Flórida, Luciane Tavares, explica a mudança.


Outro ponto que não está claro é como o governo cumprirá o prazo de 20 dias de detenção de crianças, o tempo máximo que uma criança pode ficar detida, uma orientação da Suprema Corte, de 1997.


O decreto também não detalha como fazer para colocar as famílias juntas, já que os abrigos para crianças estão superlotados. Trump disse que o Congresso terá que definir alguns pontos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique