Trump quer aumento de gastos de europeus com a Otan

Trump quer aumento de gastos de europeus com a Otan

Publicado em 12/07/2018 15:37 Por Marieta Cazarré - Lisboa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, aumentem os gastos com defesa para 4% do Produto Interno Bruto (PIB).


A grande maioria das nações ainda não atingiu sequer a meta de 2%, acordada em 2014 e que deve ser cumprida até 2024.


Donald Trump já havia demonstrado a sua insatisfação, no Twitter, ao escrever que os Estados Unidos pagam bilhões de dólares pela proteção da Europa e perdem bilhões em comércio.


Trump acusou a Alemanha de pagar bilhões à Rússia por energia. Dados divulgados nesta quinta-feira (12), pelo Escritório de Estatística da União Europeia mostram que a Rússia é o terceiro país que mais exporta para a Europa, e o quarto país que mais importa produtos europeus.


Entre os produtos russos comprados pela Europa, 75% são produtos energéticos, sendo o petróleo o principal deles.


Em resposta a Trump, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que seu país tem liberdade para tomar decisões de forma independente.


No entanto, Merkel reconheceu que tanto a Alemanha quanto outros países europeus devem colaborar com a Otan, aumentando os gastos com a defesa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique