Papa ordena investigação de bispo norte-americano; ele já renunciou ao cargo na Virgínia Ocidental

Papa Francisco ordena investigação de bispo da Virgínia Ocidental

Publicado em 13/09/2018 22:37 Por Paola de Orte - Washington, (EUA)

O Papa Francisco se reuniu nesta quinta-feira com líderes da igreja católica dos Estados Unidos para discutir denúncias de abuso sexual. Durante a reunião, o Papa ordenou a abertura de uma investigação contra um bispo norte-americano.

Michael Bransfield, 75 anos, é acusado de má conduta sexual contra adultos.Ele comandava uma diocese na Virgínia Ocidental e renunciou ao cargo. A igreja católica passa por uma série de crises relacionadas a abuso sexual, a maioria, contra menores. Pesquisas mostram uma queda de confiança na instituição no Chile, na Austrália, na Irlanda e aqui nos Estados Unidos.

Há cerca de um mês, o procurador-geral da Pensilvânia revelou que padres da região abusaram de mais de mil crianças nos últimos setenta anos. Cerca de trezentos religiosos estão envolvidos nas denúncias.

Nesta quarta, o jornal alemão Der Spiegel revelou que mais de três mil menores, a maioria homens, foram vítimas de abuso por mais de mil e quinhentos integrantes da igreja durante os últimos setenta anos. Os números foram antecipados na publicação e fazem parte de um relatório feito a pedido da instituição que será divulgado ainda este mês.

Outro escândalo da igreja católica envolve o coral da Capela Sistina, o Papa autorizou uma investigação sobre possíveis irregularidades financeiras. O gerente e o diretor são suspeitos de desvio de verbas, fraude e lavagem de dinheiro. O coral foi fundado em 1.471 e é o mais antigo do mundo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique