Trump espera para breve reunião com Kin Jong-un

Trump espera para breve reunião com Kin Jong-un

Publicado em 25/09/2018 12:23 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa segunda-feira que espera realizar em breve uma segunda reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.


O anúncio de um novo encontro entre Estados Unidos e Coréia do Norte aconteceu três meses depois da histórica cúpula entre os dois líderes, em Singapura.


Há um ano, em sua estreia nos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), Trump fez um discurso duro contra a Coréia do Norte, com tom ameaçador de destruir o país caso Kim Jong-un não se comprometesse a abandonar seu programa de testes armas nucleares.


Na época, ao discursar a primeira vez perante a ONU, chamou Kim Jong-un de "pequeno homem-foguete" e foi criticado pelo discurso "bélico" escolhido perante os líderes mundiais, em um espaço criado para o debate conciliatório.


O anúncio de Trump sobre sua expectativa de se encontrar pela segunda vez com Kim Jong-un foi feito após uma reunião bilateral entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano, na semana passada.


O presidente sul-coreano afirmou ter trazido uma mensagem pessoal de Kim e que o líder da Coréia do Norte esperava reunir-se com o presidente dos Estados Unidos em breve.


Desta vez, Trump elogiou Kim Jong-un ao chama-lo de "muito aberto" e "fantástico".


Segundo Moon Jae-in, o líder norte-coreano pediu novamente a retirada de sanções econômicas. Mas Trump desconversou e disse não ter pressa para conseguir um acordo nuclear.


O governo norte-americano decidiu manter as sanções contra o país até ter garantias de que a Coréia do Norte esteja desnuclearizada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique