Trump ameaça fechar fronteira com o México para caravana dos imigrantes

Trump ameaça fechar fronteira com o México para imigrantes

Publicado em 18/10/2018 22:35 Por Paola de Orte - Washington (EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom em suas ameaças contra países centro-americanos. Ele quer que esses governos controlem a marcha dos imigrantes que se dirigem à fronteira norte-americana.

Pelo twitter, Trump culpou o partido democrata pela caravana, formada por imigrantes da Guatemala, Honduras e El Salvador. Ele disse que, além de parar de transferir ajuda financeira para esses países, pode fechar a fronteira sul dos Estados Unidos com a ajuda do Exército.

Em uma ameaça ao governo do México, o presidente dos Estados Unidos ainda disse que esse tema, que ele chamou de ataque aos Estados Unidos, é muito mais importante para ele do que o comércio e acordos fechados com o país vizinho.

Ele afirmou que espera que o México possa parar o que chamou de ofensiva. Recentemente, Trump fechou um acordo com México e Canadá para substituir o Nafta, o acordo de livre comércio da América do Norte.

Na quarta, os imigrantes atravessaram as florestas da Guatemala em direção ao norte, à fronteira do México com os Estados Unidos. Eles desafiam as autoridades locais, que pedem para que desistam do trajeto depois das ameaças de Trump de cortar a ajuda internacional a esses países. 

Os imigrantes fogem da violência e da pobreza na América Central. Cidadãos de Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua podem apresentar apenas carteira de identidade para atravessar suas fronteiras. Já para entrar no México é preciso de visto. E o país já avisou que pode deportar que tentar entrar nele sem os documentos exigidos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique